quarta-feira, 1 de junho de 2016

'ESCORPIÃO EM MERENDA É PROBLEMA PONTUAL', DIZ SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO

Eliana de Sales Almeida afirma ainda que dedetização está 'em ordem'. 
Prefeitura Itapetininga diz que já pensou em galinhas para evitar invasões.

Caio Gomes SilveiraG1 Itapetininga e Região

escorpião que foi encontrado na merenda da Escola Municipal Adalberto Christo das Dores, durante uma operação realizada pelos fiscais do Tribunal de Contas do Estado (TCE) nesta terça-feira (31), em Itapetininga (SP), é considerado um problema pontual, segundo a secretária municipal de Educação do município, Eliana de Sales Almeida.
Em entrevista ao G1 nesta quarta-feira (1), ela afirmou que a unidade está com a dedetização em dia. “A dedetização está em dia e temos todos os documentos que provam que a prefeitura faz de tudo para evitar a presença desse bicho peçonhento. Tanto que foi a primeira vez que encontramos um escorpião na escola.”
Secretária falou que escorpião na escola é problema pontual (Foto: Caio Gomes Silveira/ G1)Secretária falou que escorpião na escola é
problema pontual (Foto: Caio Gomes Silveira/ G1)
De acordo com Eliana, o escorpião deve ter entrado por um terreno baldio que fica aos fundos da escola, que atende alunos entre 7 a 14 anos, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
“Falta uma quadra e um muro no fundo da escola para evitar que animais, que vivem na linha férrea, possam invadir a unidade através da grade que existe atualmente. Desde dezembro a prefeitura trabalha no local para a construção dessa estrutura. Já temos o projeto pronto e vamos dar início ao processo de licitação. Acredito que até meados de junho a licitação seja concluída”, afirma a secretária Eliana Almeida.
Galinha-d'angola
A secretária ainda comenta que o Executivo já pensou até em usar galinhas de angola para evitar o bicho peçonhento. “Segundo a equipe da Vigilância Epidemiológica, a única forma de acabar completamente com esses escorpiões são os predadores e um deles é a galinha, mas não investimos na ideia porque o animal poderia trazer outros problemas, como atração de pombos devido ao milho que o alimentaria. Então, a providência que iremos tomar agora é concluir a licitação para a construção da quadra e muro de fundo na escola”, conclui.
Além do escorpião encontrado no estoque da merenda, segundo o TCE foi constatada a ausência de avental, de uvas para as merendeiras, além da falta do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). A secretária nega que esses problemas tenham sido constatados.
Em nota, a concessionária América Latina Logística (ALL), que é responsável pela linha férrea,  afirma que realiza periodicamente a limpeza e a roçada em sua faixa de domínio. A empresa alega que o município tem um problema crônico com escorpiões, em vários bairros, não sendo cabível culpar a concessionária por uma ocorrência que é rotineira na cidade.
Região
Outras escolas da região de Itapetininga também foram fiscalizadas pelo TCE na terça-feira, como a Escola Municipal Dom Silvio Maria Dário, de Itapeva (SP); Escola Municipal Professora Heidi Braatz Antunes de Moura, em Nova Campina (SP); Escola Técnica Estadual (Etec) Doutor Dário Pacheco Pedroso, em Taquarivaí (SP); Escola Estadual Professora Francelina Franco, em Buri (SP); Escola Estadual Doutor Herculano Pimentel, em Itararé (SP); e a Escola Municipal Eugênio Santos, de Tatuí (SP).
O balanço total da operação, que mobilizou mais de 200 agentes, ainda não foi divulgado até a tarde desta quarta-feira (1º). De acordo com o órgão, a partir deste relatório será possível traçar um quadro da qualidade da merenda oferecida na rede pública municipal e estadual. Balanço parcial apontou que 88% das escolas não têm alvará da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no prazo de validade, assim como 92% não tem o AVCB atualizado (veja a íntegra do consolidado parcial)
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário