terça-feira, 3 de novembro de 2015

GOVERNADOR E MINISTRO DA EDUCAÇÃO ANUNCIAM MEDIDAS DE MELHORIA PARA A EDUCAÇÃO NO CEARÁ

O governador Camilo Santana e o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, anunciaram, na manhã da quarta-feira, 28 de outubro, medidas de melhoria para a educação no Ceará, durante a entrega do Prêmio Escola Nota Dez, no Centro de Eventos, em Fortaleza.

A premiação entregou o mérito de 274 escolas públicas que obtiveram os melhores resultados do 2º e 5º ano do ensino fundamental, segundo os dados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece) 2014.

Para coroar a festa, o governador Camilo anunciou 3 iniciativas, que serão enviadas como forma de projeto de lei para a Assembleia Legislativa: a ampliação do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) até o 9º ano do ensino fundamental no Estado; a destinação de parte do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para a área da educação; e a criação de uma premiação específica para os municípios com melhores resultados no Spaece, além do prêmio em dinheiro que já é entregue às escolas.

Desta forma, o Governo do Estado destinará mais recursos ainda para o investimentos na educação nessas cidades que se destacarem nas avaliações.
Vencedoras do Prêmio Escola Nota Dez

Entre as escolas premiadas neste ano, foram destacados os três primeiros lugares com melhor desempenho na alfabetização (Português e Matemática). Do 2º ano, são elas: a Escola Estadual Jorge Hildo Furtado Leite, de Novo Oriente, em terceiro lugar; Escola Estadual José Mariano de Melo, de Ipueiras, em segundo lugar; e a Escola Estadual Zacarias Cordeiro de Paulo, de Reriutaba, em primeiro lugar.

Já entre as do 5º ano, foram premiadas: a Escola Maria Laura Soares Frota, de Massapê, em terceiro lugar; Escola Francisco Pedro Barbosa, de Pedra Branca, em segundo lugar; Escola Deputado Manuel Rodrigues, Reriutaba, em primeiro lugar. 

O prêmio é destinada a até 150 unidades escolares públicas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar - Alfabetização (IDE-Alfa); e até 150 unidades escolas públicas de 5º ano, com base no Índice de Desempenho Escolar (IDE 5). Ao todo foram avaliadas 212.860 crianças de mais de 4 mil unidades escolares da rede cearense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário